Assessoria de imprensa se faz necessária em todos os segmentos de negócios, afirma agência

Blank notepad over laptop and coffee cup on office wooden table

O assessor de imprensa é o porta-voz da empresa junto à mídia e aos veículos

Sendo uma grande ferramenta de aproximação das empresas, entidades e órgãos, juntamente à imprensa de um local, a assessoria de imprensa ou comunicação é cabível em qualquer segmento empresarial. É o que explica a diretora de jornalismo da agência QUANTA Marketing, Daiane Libero. “As pessoas imaginam que apenas empresas de grande porte, multinacionais, precisam de uma boa assessoria de imprensa. As demandas existem para todos os perfis empresariais, e se tornam cada vez mais imprescindíveis para o crescimento de um negócio”, analisa.

Há seis anos no mercado de Mato Grosso do Sul, ela explica que a ausência de um assessor de imprensa no atendimento às demandas jornalísticas pode até mesmo causar prejuízos. “Não só na questão do gerenciamento de crise. Se um jornalista busca uma fonte empresarial, e não a encontra por exemplo, ele irá direto na concorrência. Se a fonte é despreparada para atender a esse jornalista, toda a imagem da empresa se prejudica”, acredita a jornalista.

Relacionamento

Para atender um cliente através da assessoria de imprensa, é preciso muito mais do que apenas um bom texto. Ser assessor inclui trabalhar com estratégia para emplacar as pautas certas e atingir resultados, ter um bom relacionamento com a imprensa regional, saber como alcançar cada editoria e ainda estar atento às necessidades dos jornalistas. “O relacionamento com os jornalistas é de extrema importância, e é construído diariamente, pelo profissional ou por sua agência. Esse trabalho é feito ao longo do tempo e é o trunfo do assessor, networking esse que temos dentro da QUANTA Marketing”, enfoca.

A mídia espontânea, que é direcionada pelos assessores para as redações, que se interessam de forma livre pela pauta, possui credibilidade junto aos leitores e espectadores. Porém, outra característica importante vem atrelada: a economia. Quando uma empresa opta por uma assessoria de imprensa, consegue economizar em gastos supérfluos com publicidade sem garantia de retorno. “O assessor de imprensa é o porta-voz da empresa junto à mídia e aos veículos”, finaliza Daiane.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *